ITA FORTALEZA

Reuniões estratégicas impulsionam implantação do ITA em Fortaleza

A iniciativa visa a descentralizar a excelência educacional do ITA e a proporcionar novas oportunidades de formação em engenharia para jovens nordestinos
Publicada em: 22/05/2025 15:17
Imprimir
Fonte: 4SC, por Major Newton e Sargento Daiana
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deu mais um passo importante rumo à expansão de sua excelência educacional. Nos dias 13 e 14/05, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF), sediou a 8ª reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) do novo campus do ITA, que será construído na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), no Ceará. Coordenado pela Seção de Infraestrutura (4SC2), o encontro reuniu autoridades e especialistas diretamente envolvidos no projeto, que prevê a criação do primeiro campus do ITA fora de São José dos Campos (SP).

Participaram das discussões o Reitor do ITA, Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, representantes do EMAER, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), entre outros órgãos envolvidos no projeto.

O encontro foi presidido pelo Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira. “Este projeto, de grande complexidade e importância estratégica, e desenvolvido em parceria com o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Educação (MEC), exige uma abordagem integrada e participativa na qual o esforço conjunto é fundamental para o seu sucesso”, destacou.

ITA Fortaleza

O Campus de Fortaleza oferecerá inicialmente dois cursos inéditos no portfólio do ITA: Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas, cada um com 25 vagas anuais. O vestibular inaugural ocorrerá em novembro de 2025.

A escolha da capital cearense como sede é estratégica devido à crescente relevância da região no setor de energias renováveis, especialmente em relação ao hidrogênio verde. A expectativa é que a presença do ITA no Ceará amplie a oferta de formação de engenheiros altamente qualificados e impulsione o desenvolvimento científico e industrial regional, contribuindo diretamente para os avanços tecnológicos sustentáveis necessários ao País.

Fotos: Sargento Batista / EMAER